Vestibular .



Sei que é um assunto meio batido, mas hoje me deu vontade de falar sobre as cotas das universidades públicas. Acho que essa vontade veio do telefonema que eu recebi hoje de uma faculdade particular informando que eu tinha conseguido uma bolsa de 100%. Além disso, esse assunto é um tanto quanto presente na minha vida, já que acabei de fazer as temíveis provas.

Bom... Eu enxergo o Sistema de Cotas como uma medida a curto prazo pra integrar alunos de escolas públicas nas universidades, já que visivelmente eles não tem base para concorrer com alunos das instituições particulares. Porém, esse sistema não inclui somente 'alunos de escolas públicas e carentes'. As cotas também são raciais.
No caso dos negros a justificativa é embasada no período colonial, no qual eles foram escravizados e que se reflete nos dias de hoje, pois ainda não são tratados em termos de igualdade em relação aos brancos. Entretanto, o negro NÃO é menos inteligente que o branco nem outras raças. O negro pode competir por uma vaga na universidade em condições igualitárias aos demais *(a não ser que ele venha de uma escola pública).
No meu caso, que passei pela experiência do vestibular: Fico me perguntando se as cotas raciais não passaram pessoas na minha frente que estavam em igualdade comigo. Por exemplo na UFF. A UFF concede um
bônus de 5 pontos aos alunos cotistas. Eu que não sou cotista, estou na colocação 86º, mas poderia ter ficado mais na frente se não fosse esse maldito bônus. É claro que a coisa muda de figura se aqueles que passaram na minha frente pelas cotas são oriundos de escolas públicas e carentes, pois como já disse esse tipo de cota é uma medida a curto prazo enquanto uma reforma educacional não ocorre (e eu espero que um dia ocorra!). Esses não estariam em pé de igualdade comigo. Mas e o negro que estudou em escola particular? Teria esse o direito de ter vantagens pela cor? Entendo isso até como um preconceito, porque pode ser traduzido como uma falta de capacidade, ferindo a dignidade dos mesmos.

Enfim, esse assunto sempre será um pouco
polêmico. Muitos descordarão de mim, muitos concordarão. E será sempre assim. Pois o dia que esse sitema acabar, aqueles que são contra agora, serão a favor e aqueles que eram a favor, lutarão contra a sua extinção.




PS:
Esqueci de falar sobre um sitema do governo que eu acho interessante: o ProUni. Esse sistema integra alunos carentes em instituições particulares através do ENEM (uma prova para os alunos do ensino médio de todo o Brasil, mas elaborada de acordo com o ensino público). Ele funciona e torna maiores as chances de alguém sem condições estudar em uma faculdade particular.


Protesto de alunos contra e a favor das cotas: "Para que todos tenham acesso ao Ensino Superior, AUMENTEM o número de vagas."



2 comentários:

Nelsinho Lima disse...

Ótima assunto para debatermos, cara Estela !

Nesse tema, não discordarei e também não concordarei em relação a sua opinião !

Mas tenho um pensamento que fica embasado reproduzindo a constituição federal: "- A União, os Estados, o Destrito Federal e os Municípios tem a competência de propiciar os meios de acesso à educação, à cultura e à ciência !"

E faço a pergunta: "Esses meios são oferecidos?!"

Fica a questão!

Maria Helena Montalvão. disse...

parabéns pela bolsa!
boa sorte na faculdade
bjão

Postar um comentário

* Seguidores